A brincadeira que virou arte

Vik Muniz tem em seus trabalhos inusitados, a cópia da Monalisa (de Leonardo da Vinci), utilizando manteiga de amendoim e geleia como matéria -prima. Brincadeira de criança que virou "coisa" séria.

1

Um paulista, filho de pernambucanos, que adora misturar açúcar, chocolate, sucata, gel de cabelo, entre outros elementos às suas obras de arte. Sim, ele é artista plástico e ultimamente um dos mais requisitados! Seu nome é Vicente José de Oliveira Muniz, muito mais conhecido como Vik Muniz, radicado em Nova Iorque, onde vive desde 1983.

 

6

Vik Muniz tem em seus trabalhos inusitados, a cópia da Monalisa (de Leonardo da Vinci), utilizando manteiga de amendoim e geleia como matéria -prima. Brincadeira de criança que virou “coisa” séria.

3

4

A reciclagem também está presente em suas obras. Em 2010, foi produzido “Lixo Extraordinário”, documentário sobre o seu trabalho com catadores de lixo de Duque de Caxias, na baixada fluminense. A filmagem recebeu um prêmio na categoria “Anistia Internacional” no Festival de Sundance, em Berlim.

5

7

“Desde pequeno sempre gostei de brincar com comidas e até mesmo lixo, mas de formas diferentes. Gosto de pensar que meus trabalhos são interessantes para crianças e até mesmo especialistas no assunto. Muitas pessoas que não colecionavam arte começaram com as minhas obras. Isso é o maior e o melhor prêmio”, ressalta Vik Muniz.

A brincadeira que virou arte. Esse é Vik Muniz, o artista visionário e muito apreciado!

Texto: Fabiana Braga

Compartilhe

Tem algo a dizer?